terça-feira, 21 de junho de 2016

Como acabar com a caspa 5 dicas de prevenção 2016

 Conheça mitos e verdades 5 dicas de prevenção
caspa
  
Caspa é o nome popular que se dá para a dermatite seborreica. É um distúrbio inflamatório crônico que pode descamar ou deixar o couro cabeludo avermelhado. A dermatite é resultado de um desequilíbrio que pode atingir a região da cabeça, cílios, sobrancelhas e barba, áreas onde há mais folículos e glândulas sebáceas.

O que causa a caspa?
A caspa é a combinação de oleosidade com a presença de fungos e bactérias no couro cabeludo, levando à inflamação. Ela pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio e excesso de oleosidade.

De acordo com a tricologista Cris Dios, o distúrbio é mais recorrente em jovens porque o couro cabeludo vai ficando mais seco com o passar dos anos. “Se a pessoa nunca teve caspa até os 30 anos, é muito difícil que comece a ter após”, comenta Cris.

Se a pessoa já tem caspa, quanto mais oleosidade, pior fica. Por isso, é importante evitar umidade no couro cabeludo e seguir algumas orientações da tricologista:

Coçar a cabeça pode agravar a caspa e causar as vezes algumas feridas

- Lave sempre o cabelo após praticar atividades físicas

- Nunca durma com os cabelos molhados (fungos adoram umidade)

- Retire bem o shampoo ao lavar o cabelo para não obstruir o couro cabeludo

- Evitar água muito quente

- Não fique muitos dias sem lavar os cabelos

Além de ajudar a diminuir a quantidade de caspa, estes cuidados também garantem menos coceira. Com isso, além do desconforto ser menor, ao coçar menos a cabeça, o couro cabeludo fica menos irritado e diminuem as chances de formação de feridas.

Como acabar com a caspa?
caspa

Tratamentos caseiros
Existe uma crendice popular que diz que esfregar casca de limão no couro cabeludo resolve a caspa, mas é mito. “O limão é ácido, não deve ser usado, pode causar irritação na pele”, afirma Cris, que ensina uma receita caseira para o problema: suco de limão com óleos essenciais.

Contudo, Cris Dios explica que não existe tratamento definitivo conta a caspa, ela pode voltar a aparecer a qualquer momento e costuma piorar bastante no verão,pois no verão é quando transpiramos mais.

Shampoos anticaspa
Evite lavar o cabelo com água muito quente e use shampoos anticaspa
Quando o grau da caspa for leve, o shampoo anticaspa é capaz de resolver. O cosmético pode até ser usado todos os dias, o único ponto negativo é que ele deixa os cabelos mais secos.

Se os shampoos anticaspa encontrados em farmácias não resolverem, o ideal é procurar um dermatologista para que ele receite um shampoo dermatológico.

Queda de cabelo por caspa
Apesar da caspa não ser perigosa nem contagiosa, gra

us mais graves de caspa podem levar à queda de cabelo. Isso acontece porque o excesso de oleosidade obstrui os poros impedindo que o couro cabeludo respire.
Água quente no cabelo faz mal?
Sim, e se o seu cabelo for oleoso, mais ainda. A água quente retira a oleosidade do couro cabeludo de uma forma muito abrupta e, com isso, o organismo entende que a oleosidade que está produzindo é pouca e começa a produzir mais, aumentando a oleosidade já existente. Vale lembrar que o excesso é o principal agravante da caspa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário